Festival Somos Douro | À Conversa Com Carlos Pazos

11 | 21H30 - FESTIVAL SOMOS DOURO - À CONVERSA COM CARLOS PAZOS: AS RELAÇÕES ENTRE PORTUGAL - ESPANHA | ESPAÇO MIGUEL TORGA

Iniciativa: À Conversa Com
Convidado: Carlos Pazos
Local: Sabrosa (Espaço Miguel Torga - S. Martinho de Anta)
Através de uma parceria com o Instituto Cervantes em Lisboa, pretende-se abordar o tema das relações entre Portugal e Espanha, o rio que nos une, e revelar identidades e talentos de um lado e outro da fronteira. O escritor espanhol Carlos Pazos vai falar de Galegos em Portugal: Lisboa, Douro. Vai abordar a presença histórica de galegos em Lisboa (entre eles, Alfredo Guisado, que se deu com Pessoa e o movimento de Orpheu). Estará à conversa no espaço Miguel Torga, autor marcado pela influência de Cervantes.


Carlos Pazos-Justo (Redondela, 1975) é Licenciado em Filologia Galega (1998) e em Filologia Portuguesa (1999) pela Universidade de Santiago de Compostela. Como bolseiro do Instituto Camões é pós-graduado pela Universidade do Porto (2001). É Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa pela Universidade do Minho (2009) e Máster en Cultura Española Contemporánea (2009) pela Universidad de Alcalá. Foi Leitor do Centro de Estudos Galegos (2003/2008) e na atualidade é Professor Auxiliar da Área de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos do Departamento de Estudos Românicos da Universidade do Minho. É Colaborador Externo do Grupo de Investigação GALABRA da USC e Doutor em Ciências da Cultura pela Universidade do Minho, onde integra o Grupo Galabra-UMinho. Prémio Carvalho Calero de Investigação em 2009 com Trajectória de Alfredo Guisado e a sua relação com a Galiza (1910-1921).