Arte, cultura e música na tarde de sábado no Espaço Miguel Torga

A abertura da exposição “Mitos” de Carlos Cardoso e “Chamæleon” inserido no ciclo de poesia Solstícios e Equinócios com Farah Chamma e Liev, foram dois momentos repletos de arte, cultura e música que fizeram parte da tarde deste sábado no Espaço Miguel Torga. 

Os eventos inseridos na programação do Espaço Miguel Torga tiveram início por volta das 16h00 com a abertura da exposição “Mitos” do fotógrafo Carlos Cardoso que estará patente até 27 de julho de 2022. Trata-se de um acervo fotográfico de imagens de qualidade artística produzidas por Carlos Cardoso que retratam o Douro no seu aspeto físico-geográfico, saudosista e abandonado. 
O fotógrafo nascido e residente no Porto, em meados da década de 70 começa a interessar-se pela fotografia e desde aí fez várias formações proporcionadas por fabricantes de material fotográfico e na Cooperativa Árvore. Criou também o seu próprio estúdio e dedicou-se ao filme a preto e branco e a si se manteve fiel, executando assim todos os seus trabalhos com o filme como base de captação, expondo os seus trabalhos uma dezena de vezes em várias galerias e museus nacionais. 
Ainda no decorrer da tarde, pelas 18h00, aconteceu “Chamæleon” um evento inserido no ciclo de poesia Solstícios e Equinócios com Farah Chamma e LIEV, uma dupla de poesia e música eletrónica formada pela poetisa palestiniana Farah Chamma e pelo produtor musical brasileiro LIEV. Este momento, explorou as intersecções entre a palavra falada, texturas e paisagens musicais, mergulhando desta forma no desconhecido, na procura de pertença e na descoberta da própria identidade. 
Assim, ocorre pela altura das mudanças de estação o ciclo Solstícios e Equinócios que leva a São Martinho de Anta alguns dos melhores projetos nacionais e internacionais ligados à “palavra dita”, provocando artistas a criarem projetos únicos para o Espaço Miguel Torga. Este ciclo tem curadoria do ator e encenador Rui Spranger, sendo uma iniciativa do Espaço Miguel Torga em coprodução com a Apuro e é apoiada pelo Município de Sabrosa.