Palestra do ciclo "5X Ciência às 5" decorreu no Espaço Miguel Torga com Ana Pires

A palestra do ciclo "5x Ciência às 5, intitulada de "A importância do treino espacial para desenvolver ciência & tecnologia", com a investigadora Ana Pires do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC, decorreu, ontem, no Espaço Miguel Torga.

A investigadora, quis dar o salto até ao espaço participando no Possum (Scientist Astronaut Qualification Program), apoiado pela NASA, lecionado na Embry-riddle Aeronautical University (Flórida, EUA), uma das mais prestigiadas universidades norte-americanas por ter formado já vários astronautas. Participação essa que fez com que obtivesse o diploma de cientista-astronauta, a primeira mulher portuguesa a receber este título.
No decorrer da sua apresentação, a palestrante incentivou todos os presentes, e principalmente os mais jovens a seguir os seus sonhos, deixando o seu testemunho pessoal como investigadora e como mulher. “O Espaço é de facto para todos. Quem sabe de entre estes jovens aqui presentes não estará o próximo(a) astronauta. (...) O meu objetivo é aprender para desenvolver tecnologia, essa é a minha paixão. Como veem não se desiste, não há que ter medo de tentar e aprender cada vez mais. Deixo uma mensagem principalmente aos mais jovens, que de facto não existem limites para o que conseguimos fazer, não existem limites para o que uma mulher consegue fazer”- disse.