Inauguração da Casa-Museu Miguel Torga foi destaque nas comemorações do 27º aniversário da morte do escritor

A Casa Miguel Torga, em S. Martinho de Anta, foi inaugurada no passado dia 17 janeiro de 2022, data em que se assinalaram os 27 anos da morte do escritor.

As comemorações evocativas tiveram início pelas 15h00 no Espaço Miguel Torga, com a inauguração da exposição Contramuros de Francisco Laranjo, artista que realizou aguarelas a que chamou: “Imagens do silêncio”.
“Se a pintura pressupõe em si mesma a condição de silêncio, na sua execução, o silêncio de um mundo parado e fechado que foi a experiência recente, acrescentaram silêncio ao silêncio da própria pintura, constituindo estas imagens repercussões dessa experiência. Depois, elas aparecem e expõem-se como que em repouso, encostadas ao muro, como que também aguardando o seu destino final e razão: Contramuro.” - Francisco Laranjo 
A sessão de abertura foi marcada pelos discursos do Diretor do Espaço Miguel Torga, da Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Dr.ª Helena Lapa, da Diretora da Direção Regional de Cultura do Norte, Drª Laura Castro e de um discurso escrito pela filha de Miguel Torga, Professora Drª Clara Rocha, que por questões de saúde não esteve presente no evento, delegando o seu discurso que posteriormente foi interpretado pelo diretor do Espaço Miguel Torga, Dr. João Luís Sequeira. 
Para a presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Drª Helena Lapa, esta Casa Museu vai ser um complemento ao Espaço Miguel Torga e frisa a abordagem expositiva muito centrada na intimidade do escritor. 
“Hoje, é um dia feliz para todos nós, depois de alguns anos passados sobre o início deste processo inaugurar a casa-museu Miguel Torga a 17 de janeiro, quando passam 27 anos sobre a morte de Miguel Torga, e de uma data que de forma ainda mais vincada evocamos a sua vida e obra, que foi para mim e para o Município do qual dirijo, um valor inestimável. (...) O Município de Sabrosa, tudo fará, para que hoje, amanhã e ao longo dos tempos a casa de Miguel Torga seja uma referência incontornável e um ponto cultural da região, contribuindo sempre, como já acontece com o Espaço Miguel Torga, para valorizar o poeta, o escritor, o humanista e este reino maravilhoso.” - Helena Lapa 
Á posteriori, decorreu a visita orientada à Casa Miguel Torga na qual os convidados ficaram a conhecer em detalhe os núcleos que compõem a exposição. A casa onde nasceu Miguel Torga é agora um espaço museológico onde se podem encontrar as memórias das vivências do escritor na sua infância e adolescência e de quando este regressava, com alguma periodicidade, ao longo da sua vida, uma abordagem expositiva centrada na sua intimidade, na sua relação com a família, no seu reconhecimento internacional e na sua relação ao território, que se encontra aberta ao público como casa-museu. Um projeto de recuperação, musealização e promoção que foi desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Norte, um núcleo museológico só possível depois da doação da casa pela filha do escritor à Direção Regional da Cultura do Norte. 
O evento terminou com um concerto dos Lavoisier, grupo composto por duas vozes, uma guitarra e várias frequências,que partindo dos poemas de Miguel Torga, desenvolveram um álbum conceptual, lançado em 2019, interpretando o Reino Maravilhoso descrito por Torga.
Miguel Torga, um dos grandes nomes da cultura portuguesa, foi ainda recordado na Aula Magna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com uma mesa redonda evocativa da sua vida e obra, pelas 10h30 do dia 17 de janeiro, data em que passam 27 anos da sua morte. 
“Celebrar a Memória de Miguel Torga”, organizado pela Pró-Reitoria para a Cultura, Comunicação e Imagem da UTAD, e contou com a intervenção de especialistas da obra do escritor e nomeadamente da Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa.