
Festival Literário Douro abriu no Espaço Miguel Torga
Decorreu hoje, no Espaço Miguel Torga, a abertura oficial do FLiD – Festival Literário Douro, que decorre até sábado, com programação diária, neste que é o único evento do género realizado na região.
Na conferência de abertura, realizada pela vereadora da cultura, Helena Lapa, e pelo Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Dr. Fontainhas Fernandes, foi destacado o importante papel desta iniciativa na promoção das ciências sociais, no âmbito do desenvolvimento de toda a região e na afirmação do território.
Neste primeiro dia, destaque ainda para a apresentação do livro de João Nuno Azambuja, Era Uma Vez Um Homem, por António Ferreira.
Para terminar, teve lugar a 1.ª mesa deste festival, cujo tema se centrou no mote Todo o verso é um romance inacabado, com Fausta Cardoso Pereira, João Nuno Azambuja, João Rios, Rui Ângelo Araújo, e moderação de João Morales.
O FLiD – Festival Literário Douro prossegue amanhã, com a visita dos escritores ao Agrupamento de Escolas Miguel Torga, em Sabrosa, e ao Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, em Vila Real. De tarde, terá lugar a realização da 2.ª mesa sob o mote” Se a tanto me ajudar o engenho e a arte”, com Fabiano Morais, Miguel Serras Pereira, Tânia Ganho, e moderação de Fernando Ferreira Alves. Segue-se a apresentação do livro Dormir com Lisboa, de Fausta Cardoso Pereira, por António Ferreira.
Para terminar o programa do segundo dia acontecerá a 3.ª mesa, que comporta a conversa entre Christoph Ransmayr e Orlando Grossegesse com o tema The end is the beginnig and yet you go on.