
Obra poética de António Arnaut apresentada no Espaço Miguel Torga
“Era um Rio e Chorava – 80 poemas para 80 anos”, é o novo livro de poesia de António Arnaut, que será apresentado pelas 15H30 do próximo sábado no auditório do Espaço Miguel Torga, em S. Martinho de Anta.
Amigo de Torga e cidadão honorário de S. Martinho de Anta, António Arnaut regressa assim a um território que muito aprecia e que o inspira também na sua demanda poética.
O Espaço Miguel Torga e a Câmara Municipal de Sabrosa manifestam a sua alegria por voltar a receber figura tão distinta da vida social e política e da cultura. “É uma honra ter novamente entre nós o Dr. António Arnaut que com a sua presença prestigia e valoriza a matriz a e vocação do Espaço Miguel Torga. É significativo o fato de Torga e Arnaut ambos falarem, de uma forma visionária, dos rios e criarem entre si embora com diferentes nuances, como que um cordão umbilical cultural”.
O evento consta de uma declamação de poesias e a apresentação do livro será feita pela Dr.ª Assunção Anes, estando prevista a atuação da Orquestra Clássica do Centro.
António Arnaut é considerado o pai e principal impulsionador do Serviço Nacional de Saúde (SNS), tem 80 anos e 62 anos de vida literária e diversas obras publicadas, foi antigo ministro dos Assuntos Sociais, é um dos fundadores do PS e seu militante número 4 e recentemente nomeado como Presidente Honorário do PS.
“Para que o rio incessante que me corre / leve a metáfora até ao cume / do Sol em devir sempre nos meus olhos”, pequena reprodução da sua última estrofe de “Memória”, primeiro poema da obra e que convida e estimula o leitor, a “navegar neste rio de lágrimas”.