ENCONTRADOURO 2016 | Abertura oficial da 2ªedição aconteceu no Espaço Miguel Torga

O segundo dia do Festival Literário do Douro - Encontradouro, que reúne durante 4 dias em Sabrosa, e na Região duriense, dezenas de escritores e ilustres figuras do panorama literário nacional e internacional, abriu hoje oficialmente a página da edição deste ano.
 
Depois da conferência de ontem de Miguel Real sobre “João de Araújo Correia – Escritor Intemporal”, o dia de hoje ficou marcado pela sessão oficial que contou com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Dr. José Marques, que destacou a importância deste evento como meio fundamental para projetar e afirmar a universalidade de Sabrosa e do Douro, também através da literatura.
Porém, e antes deste momento oficial, o dia iniciou-se com a visita dos escritores ao Agrupamento de Escolas Morgado Mateus, em Vila Real, promovendo assim também o interesse pela escrita e pela leitura nas crianças e jovens. 
No período da tarde, desenrolado na íntegra no Espaço Miguel Torga, um dos momentos altos deu-se com a abertura da Exposição de Fotografia “Portugal” – Entre as Imagens de Dussaud e a Escrita de Torga, com a presença do seu autor, Georges Dussaud, que destaca um Portugal verdadeiro, com rostos e imagens que marcam a história real do país e das suas gentes, numa clara metáfora também da escrita de Miguel Torga. Este momento marcou também a abertura da Feira do Livro com a presença da livraria Traga Mundos e da livraria Branco. 
Seguiu-se depois a abertura oficial do Encontradouro, e logo após teve início a 1ª mesa sob o tema "Qual o Lugar da Literatura no Conhecimento do Mundo?", que contou com a reflexão de Fausta Cardoso Pereira, José Manuel Fajardo (Espanha) e Manuel da Silva Ramos, e moderação de Miguel Real.