"Paisagem para o Amor" | Homenagem a Manuel Hermínio Monteiro

10 setembro | 18H00 | "Paisagem para o Amor" | Homenagem a Manuel Hermínio Monteiro | Espaço Miguel Torga

Entrada livre


M/6

- SINOPSE -
"Manuel Hermínio Monteiro era um homem de afecto. Sabemo-lo pela extraordinária entrevista que deu a Anabela Mota Ribeiro pouco antes de deixar este mundo. Mas não basta alguém afirmar ser-se detentor de uma característica, é preciso que esta se confirme de muitas outras formas. Desde logo a vida de MHM confirma-o, pela amizade que estabeleceu com tantas pessoas a quem chamava a sua família, pelo legado que nos deixou, pelo envolvimento mecenático em revistas literárias, pela associação que fundou e pelo amor que nutria por Portugal, como se cada terra por onde passava lhe tocasse diretamente no coração. Tendo sido um dos mais importantes editores portugueses, e talvez até o mais importante no que à poesia diz respeito, habitou-o o pudor de se afirmar também como escritor. Mas felizmente há alguma obra édita de MHM. E é desta que partimos para revelar o extraordinário escritor que o editor também foi e que revela também como o afecto e a inquietação eram partes fundamentais do seu ser. E percebemos, como a sua família era imensa, habitada por parentes, amigos e escritores, mas também aqueles que não tendo conhecido faziam parte do seu íntimo, como foram, a título de exemplo, os casos de Ruy Belo ou Teixeira de Pascoaes.
O seu grande amor à literatura e aos livros, levou-o a realizar, já doente, um último grande projecto editorial que fica como um legado importantíssimo: "Rosa do Mundo - 2001 poemas para o futuro".
Por fim, são as palavras escritas por Manuel Hermínio Monteiro que nos dão a cor e a textura desta "Paisagem para o Amor"."

Direção Artística: Rui Spranger
Músicas Originais de Blandino e Rui David
Interpretação: Blandino, Rui David e Rui Spranger
Produção: Apuro Poesia