N x Ciência às 5 | Verónica Bermudez - UTAD

25 setembro | 17H00 | N x Ciência às 5 | "Energia solar, janelas inteligentes e cidades sustentáveis" | Verónica Bermudez - UTAD | Espaço Miguel Torga​

Entrada livre


sinopse:
"As cidades inteligentes exigem edifícios inteligentes, sustentáveis e eficientes do ponto de vista energético. Os edifícios são o maior consumidor de energia e um dos maiores emissores de CO2 no espaço Europeu, sendo responsáveis por 40% do consumo de energia e 36% das emissões de gases com efeito de estufa. Nos edifícios, o envelope, constituído pelas paredes externas, pavimentos, telhados, tectos, janelas e portas, é responsável por mais de 30% da energia consumida. 
As janelas têm um impacto significativo na mitigação do consumo de energia do edifício. Hoje em dia sabe-se que a transição de janelas estáticas para dinâmicas (ou inteligentes (smart windows)) é extremamente interessante, reduzindo as necessidades de energia do edifício em cerca de 40%. As janelas dinâmicas permitem ajustar a luz solar (radiação da região do visível) e o calor solar (radiação da região de infravermelho próximo (near-infrared, NIR)) em tempo real, por decisão do ocupante, independentemente da localização geográfica, da região climática, da época do ano ou da orientação do quarto, aumentando o desempenho energético do edifício, minimizando as necessidades de aquecimento e arrefecimento no interior da casa, proporcionando um maior conforto visual e térmico e melhorando a vista para o exterior. Como ca. 44 e 49% da energia solar se encontra nas regiões do visível e do NIR, respetivamente, a incorporação das funções de bloqueio/admissão do visível e do NIR em janelas inteligentes tornou-se obrigatória para garantir uma elevada eficiência energética.
Nesta comunicação será mencionado o potencial tecnológico das janelas inteligentes electrocrómicas e termotrópicas. Também será apresentado o estado da arte ao nível dos materiais utilizados nestas janelas."